domingo, 20 de maio de 2007

UNICEF


O que é?

UNICEF – Fundo das nações Unidas para a Infância

A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudara dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

Fundou-se em Dezembro de 1946, e foi criada para ajudar as crianças que viviam na Europa e que sofreram com a 2.ª Guerra Mundial.
A UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta

Alguns dos Direitos das Crianças:

•Todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial
•O interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que
•a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.

O que faz?

A UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Actualmente, trabalha em 158 países de todo o mundo.

Violação dos direitos humanos: medalha de ouro para China


A associação "Repórter sem Fronteiras" concedeu uma medalha de ouro suplementar à China: a medalha de ouro em violação dos direitos humanos. A China é a maior prisão do mundo para os jornalistas. Neste momento, 27 jornalistas e mais de 60 internautas estão detidos nos cárceres do país.
A associação recorda que, daqui a quatro anos, as Olimpíadas se realizarão em Pequim, e a China está bem distante do respeito dos acordos assumidos com o Comité Olímpico Internacional. Um desses acordos diz respeito à livre circulação das informações. Por isso, "Repórter sem Fronteiras" lançou uma campanha para mobilizar a opinião pública contra a política do Partido Comunista chinês.